Bom dia, pessoar!
Ontem à noite assisti ao desenho de criação brasileira recém estreado na Discovery Kids, Meu Amigãozão.

A produção é canadense e vejo com bons olhos a iniciativa e a oportunidade dada. Já é o terceiro desenho brasileiro na Discovery Kids que engata com ajuda dos estrangeiro. Obrigado senhores estrangeiros!
No entanto, confesso que fiquei um pouco desanimado, o desenho é muito bonito mas um pouco sem pé nem cabeça. Não passa nem perto da qualidade que teve o primeiro curta metragem (http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=5160).
No episódio que assisti a menina Lili diz que iria mudar de casa e o episódio se passa todo naquela choradeira da pequena. Em determinado momento, presa numa ilha, ela arruma como nova companheira uma baleia rosa. Porém, ao perceber a possibilidade de ser resgatada pelos antigos amigos a baleia não a deixa ir embora da ilha, fato no enredo que não é explicado. Não se sabe se é porque a baleia é muito sozinha e ficaria com saudades, nada fica claro. Quando a menina suplica para o cetáceo cor de rosa que deixe-a voltar para os velhos amigos, a baleia permite e então seu personagem some da história para todo o sempre. Êpa, peraí! Para um desenho que se propõe a ensinar para crianças como ter inteligência emocional isso é um ponto muito falho. Desse jeito a mensagem que o desenho passa para as crianças é:
1) Se você está triste e não tem a companhia dos amigos, arrume outro amigo.
2) Se você, agora, tem seus amigos de volta, largue de uma vez por todas o amigo novo que você arrumou sem se preocupar se ele vai ficar triste e volte correndo.
Não seria muito melhor passar a mensagem "Se você é gente fina arrume quantos amigos puder e conte com todos, assim como eles podem contar com você"?
Bem, é uma mensagem piegas e já vista por aí, mas eu prefiro vê-la como tradicional, taí desde Superamigos e em alguns casos até é bem sucedida.
Para piorar ao chegar no final a mãe da Lili pergunta -"Que história é essa de que vamos mudar? Nós só vamos passar o fim de semana na casa da vovó!"
E a menina responde -"Ah é, eu tinha me esquecido." PRONTO! E aí tudo se resolve, a menina só teve amnésia. Putz! Além de criar crianças desalmadas, vão criar crianças cretinas. E a baleia que fim levou?
Enfim, com a mensagem passada pelo desenho "Meu Amigãozão" eu preferiria que minha sobrinha não crescesse assistindo isso, tomara que ela vá ver Gui & Stopa (foto abaixo). Vou preferir acreditar que esses erros só apareceram nesse episódio e talvez por limitações de um desenho ainda pouco amadurecido.

E sobre a dublagem? A dublagem com crianças, principalmente dos estúdios que fazem trabalhos para a Discovery Kids vai bem, mas ainda tem muito a melhorar.
Abração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário